Convênios e Parcerias

REDE RS DE PONTOS DE CULTURA

Conheça o projeto desenvolvido a partir de 2013

CEDICA.RS

Conheça o projeto desenvolvido em 2019

O Grupo Cultural Som Legal não faz nada sozinho. Para podermos realizar nossa ação social de Ensino Gratuito de Música, primordial buscarmos fontes de recursos para que o sonho seja possível.

E não há sonho sem ação. 

Para isso escrevemos projetos e projetos, erramos, continuamos, não desistimos, acertamos às vezes, participamos de seleções públicas, contamos com a ação divina da escolha, somos chatos com nós mesmos, compramos com pesquisa de preços (mesmo sem estar obrigados a realizar licitações), somos corretos com as empresas, cuidamos das contas correntes, compramos e pagamos somente para empresas com CNPJ e que tenham contas correntes deste CNPJ, preenchemos planilhas e planilhas, criamos uma lista de despesas para compor o plano de trabalho e aplicação, seguimos este plano para realizar as despesas, aplicamos os recursos repassados, ufa ..., mas tem mais coisas.

Enfim, seguindo a ideia de transparência, que de um tempo para cá, vem fazendo parte da vida cotidiana dos órgãos públicos, passamos a apresentar aqui, no âmbito da nossa associação civil sem fins lucrativos, um singelo material para contar sobre os recursos que recebemos para fazer as nossas ações, e como buscamos administrar estes valores financeiros essenciais para a continuidade do projeto, e para propagar os valores sociais enraizados junto a nossa instituição.

Não seria uma obrigação legal, mas entendemos que este espaço é JUSTO, tanto para as instituições que nos dão suporte, quanto para a comunidade de alunos, pais, professores, público direto, público indireto de nosso trabalho. E é esta BALANÇA que importa no final:

RECURSO FINANCEIRO = AÇÃO SOCIAL TRANSPARENTE

REPASSES = ENSINO GRATUITO DE MÚSICA COM DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Quinze de Novembro, Rio Grande do Sul, Brasil, América do Sul, 

Com carinho e sinceridade, 

MAGALI MAZUTTI, Presidente

55 54 99174 9644


ANIELY TEIXEIRA KRYSZCZUN, Coordenadora de Projetos

55 54 99125 9331



PONTO DE CULTURA  (2013/2020)

Termo Celebrado com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul em data de 20.12.2013, selecionado no âmbito do Edital nº 10/2012

Prestação de Contas Homologada

Grupo Cultural Som Legal de Quinze de Novembro, RS, faz parte da REDE RS DE PONTOS DE CULTURA 

Produto final: PONTO DE CULTURA COM ACESSO GRATUITO, PARA FINS DE INICIAÇÃO MUSICAL COM RITMOS GAÚCHOS, BRASILEIROS E ALEMÃES 

PONTOS DE CULTURA - METAS OFICIAIS. O Governo do Estado e o Governo Federal convidou a comunidade cultural do Rio Grande do Sul a participar dos editais da Rede RS de Pontos de Cultura. Os editais são produto do convênio firmado entre Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), por meio da Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural (DCDC), e Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), no âmbito do Programa Cultura Viva. Haviam 160 projetos culturais, destas, 100 foram reservadas para iniciativas de entidades oriundas de municípios com até 10 mil habitantes (edital SEDAC nº 10/2012).

O QUE SÃO PONTOS DE CULTURA ? Os Pontos de Cultura são grupos culturais da sociedade civil que envolvem comunidades em atividades de arte, cultura e educação, estimulando a criatividade e propiciando o exercício da cidadania pelo reconhecimento da importância da cultura produzida em cada localidade. Funcionarão como instrumentos de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades do Rio Grande do Sul.

O Ponto de Cultura não tem um único modelo - nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade. Depois de selecionadas, as organizações recebem recursos para potencializar suas ações, com a compra de material e contratação de profissionais, entre outras necessidades.

São diretrizes fundamentais do programa a gestão participativa, a educação popular, a comunicação comunitária, a economia solidária, a cultura digital, a sustentabilidade ambiental e os Direitos Humanos.

Os Pontos de Cultura contarão com inúmeras ações de apoio e acompanhamento, como a realização de seminários anuais de qualificação em assuntos relativos à gestão cultural, oficinas temáticas, prêmios de incentivo ao compartilhamento de tecnologias sociais inovadoras, equipe de assessoramento, uma van contando com equipamentos digitais, audiovisuais e de som, a publicação de cartilhas, revistas, portal virtual, além da realização de encontros de intercâmbio, articulação e mostra de produtos (Teias e outros).

PONTOS DE CULTURA E O PROGRAMA CULTURA VIVA

Os Pontos de Cultura fazem parte do programa Cultura Viva, criado em 2004 pelo Ministério da Cultura. Este programa apresenta pressupostos importantes:

- Cultura não se restringe à arte, em que pese ser uma de suas expressões mais importantes, mobilizando imaginários, identidades, podendo estimular a consciência crítica e reflexiva, o encantamento simbólico, a ampliação de repertórios e a qualidade de vida. Culturas são os inúmeros saberes e fazeres que nos definem e com os quais nos definimos, que nos dão a base para perceber, interpretar e agir no mundo de forma singular, mas semelhante a outras pessoas.

- A nossa identidade é a diversidade! Toda crença no mito de uma suposta identidade única contribui para a reprodução de desigualdades e para dominação cultural. Somos compostos/as por inúmeras referências estéticas, éticas, somos de diferentes regiões, classes sociais, grupos étnico-raciais, identidades de gênero, expressões sexuais, idades, credos, nos expressamos de diferentes formas, linguagens, artes, temos inúmeros posicionamentos políticos, visões de mundo etc.

- Sendo um direito social básico de todos e todas (previsto na Constituição e em inúmeras convenções internacionais), é papel do Estado promover as condições para a universalização do acesso aos meios objetivos e subjetivos de criação, produção, distribuição, fruição e memória cultural.

- Quem produz cultura é a sociedade. Assim, o papel do Estado é garantir as condições para que a diversidade de grupos culturais seja oxigenada, potencializada, que promova o acesso aos cidadãos e às cidadãs;

- O Estado deve promover ações de cidadania e valorização da diversidade cultural através do fomento direto. O modelo ainda hegemônico de orientação orçamentária no campo das políticas públicas culturais (via incentivo fiscal) tem sido insuficiente, impossibilitando o acesso aos recursos públicos por boa parte das culturas populares, das vanguardas artísticas e culturais, enfim, da diversidade de culturas que compõem o país e o RS.

A partir de 2008, o Ministério passou a descentralizar os recursos e a gestão do programa, estabelecendo convênios com governos estaduais e municipais. 

Ponto de Cultura Guri Músico

Rua Gonçalves Dias, 858, Quinze de Novembro, RS, Brasil, CEP 98230-000

Trata-se de Projeto de Musicalização com Ritmos Gaúchos, Brasileiros e Alemães, voltado a Crianças e Adolescentes. São desenvolvidas Oficinas de Ensino da Música, na cidade de Quinze de Novembro, pequeno município de raízes gaúchas e alemãs localizado no interior do Rio Grande do Sul. 

No Projeto Guri Músico, as crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, de diferentes classes socioeconômicas,  estudam música gratuitamente. 

O projeto Ponto de Cultura Guri Músico permitiu a implantação e manutenção de 01 Ponto de Cultura para que sirva de Pólo de atividades, no município de Quinze de Novembro, RS, proporcionando assim, o atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com baixa renda, alunos da rede pública de ensino, portadores de deficiência. 

Além da formação musical, os alunos desenvolvem habilidades fundamentais para a vida, como o trabalho em equipe, tolerância, disciplina e perseverança, passando a entender o conceito de cidadania.

Conteúdo Virtual

Aulas on-line e Material para fruição digital

Aulas on Line

Samba: 

Instrumento "Chocalho" artesanal

Assista o Vídeo do Ponto de Cultura

Anunciação de Alceu Valença

Materiais adquiridos

Com o conveniamento foi possível a aquisição de instrumentos musicais, acessórios musicais e materiais de consumo diversos

Imagens arquivadas e acessíveis pelo Google Drive  

e disponíveis em 

https://www.facebook.com/ProjetoGuriMusico

Imagens Imagens arquivadas e acessíveis pelo Google Drive

e disponíveis em

https://www.facebook.com/ProjetoGuriMusico 


CEDICA.RS (2019)

Termo de Parceria 1932/2018 FECA - Processo Administrativo 18/28.00-0001533-3

Assista o Vídeo Institucional do Projeto realizado com recursos do FECA.RS - Fundo estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Sul - no exercício de 2019

Conveniamento

Ato de celebração do Termo de Parceria 1932/2018 FECA, ocorrido em 05 de dezembro de 2018, no Palácio Piratini, sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

Na foto principal,  Professor de Música Thales Mazutti Schneider, Secretária Estadual Maria Helena Sartori e  Volnei Schneider.

Segue para conhecimento, o Plano de Trabalho aprovado, o Termo de Parceria celebrado, e a súmula publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul: 

Saiba mais, acessando o PORTAL DE CONVÊNIOS E PARCERIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL em:

https://portalfpe.sefaz.rs.gov.br/SefaConv/APL/FPE-Transacao.aspx?/SefaConv/APL/ProgramasNet/FPE-ParceriaFirmada-PESQUISAR_OUT.aspx 

Como acessar:

  1. No campo PARCERIA: colocar o número 1932
  2. No campo ANO: colocar o ano 2018
  3. No campo MUNICÍPIO: colocar QUINZE DE NOVEMBRO
  4. No campo BENEFICIÁRIO (PARCEIRO): colocar GRUPO CULTURAL SOM LEGAL
  5. No lado superior direito clicar no botão: "PESQUISAR"
  6. Após carregar a página da pesquisa, clicar no número "2018/1932" escrito na cor azul que aparece no lado esquerdo
  7. Após carregar a página da pesquisa, aparecerão 17 abas para livre pesquisa acerca da Parceria celebrada.

Prestação de Contas

Aqui você tem acesso às planilhas encaminhadas ao CEDICA.RS e COMDICA Quinze de Novembro, RS, no âmbito da tramitação da Prestação de Contas dos repasses

Muito Obrigado

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de 

Quinze de Novembro, RS


Muito obrigado ao COMDICA de Quinze de Novembro, RS, através de suas lideranças técnicas, por acreditar no potencial do projeto, incentivar a organização documental da entidade, aprovar e registrar a entidade em 2012, aprovar e respaldar o projeto no mesmo ano, permitir a captação de recursos do imposto de renda através do FUNDICA, fomentar a implantação inicial do Guri Músico através destes recursos, incentivar a formatação das regras de concessão do título de utilidade pública municipal, atestar o funcionamento da entidade Grupo Cultural Som Legal ao longo dos anos, provocar a formulação de projetos para captar recursos de outras esferas governamentais, indicar editais abertos, emitir parecer de validação do projeto, realizar plenária de aprovação do projeto, emitir ofícios ao CEDICA que permitiram a apresentação do projeto, provocar a identificação com placas, provocado a criação de lei municipal para regular a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente / criar o COMDICA / criar o FUNDICA / Sistema Municipal de atendimento socio-educativo em meio aberto. Tudo isto foi a base, o alicerce, a parede, ..., etc, ... para obtermos nosso registro estadual, nossa declaração de utilidade pública estadual, para escrevermos nosso projeto para encaminhar ao CEDICA que no primeiro ano foi preliminarmente eliminado, por insistir no ano seguinte nos encorajando a nos esforçar mais para um novo texto. 

Deu certo. Projeto aprovado, muitos documentos depois para conveniar, Termo assinado, Execução iniciada, realizada e concluída, enfim, DEU CERTO.

Por isto, simples assim: 

MUITO OBRIGADO.

Com carinho, de toda equipe do GRUPO CULTURAL SOM LEGAL.



Conheça o trabalho do COMDICA de Quinze de Novembro, RS, em:

© 2019 Guri Músico, Quinze de Novembro, RS, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora